28 de fev. de 2008

Auto-estima coletiva

"Um flagrante desrespeito à Lei”. Esta frase tem sido cada vez mais repetida nos jornais e telejornais dão uma idéia do comportamento “social” do brasileiro. Crimes, delitos, contravenções, falta de ética e imoralidades de todo tipo estão à nossa volta, a todo instante. Estou generalizando, claro, mas já não sei se falo de uma maioria ou de uma minoria.

Se a estima por si mesma, em cada indivíduo, pode ser alta ou baixa, quando em grupo os indivíduos caracterizam este grupo com o somatório de suas auto-estimas, prevalecendo a da maioria. Poderia auferir daí que este grupo tem alta ou baixa auto-estima.

Baseado no comportamento (geral) de meus companheiros de nação atrevo-me a dizer que o brasileiro tem baixa auto-estima. Só isso explica tantos “desrespeitos á Lei”, tanta falta de respeito ao semelhante e a si próprio, dos pequenos aos grandes gestos: o papelzinho de bala ou latinha de bebida jogado pela janela do carro, o avanço de sinal no trânsito que põe em risco pedestres e ocupantes de outros veículos, o não cumprimento ou retardamento das próprias funções profissionais sem motivo justo, furar fila onde quer que seja, fumar em local não permitido, transportar crianças pequenas no banco da frente, destruir o patrimônio público; tratar mal ou com indiferença os idosos, os deficientes e os mais humildes, trocar voto por favores de candidatos a cargos políticos; utilização de status ou de verbas públicas em proveito próprio... Poderia passar horas ou até dias listando, mas tiraria de você a oportunidade de refletir sobre quanta falta de cuidado consigo e com o outro estão implícitas nestas atitudes.


Não sou especialista –que fique bem claro
mas lamento que, se continuar nesse caminho, o Brasil entre numa profunda depressão social. Tratamento há, mas o melhor deles é a prevenção. Se a sociedade decidir que quer reagir, elevar sua auto-estima, que o faça, busque ajuda terapêutica, se for preciso; mas isso somente será possível através de cada indivíduo, inclusive e principalmente da minha e da sua atitude.

Um comentário:

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.