8 de jul. de 2010

A Coisa, a FIFA , a Copa 2014 e o dezáiguini.


Bem imagino que vocês já viram A Coisa, a "logomarca" oficial apresentada pela FIFA para a nossa Copa de 2014. Dei uma pesquisada para ver se eu não estava sendo crítico demais. O resultado não me surpreendeu...
Mas resolvi dar uma chance à Coisa, e abro uma enquete para saber o que pensam sobre ela. Se quiser comentar, fique à vontade, mas seja muito educado: hoje somos pedra, mas amanhã poderemos ser vidraça...

Fiquei com a impressão que o chefe passou o briefing para um menino de sete anos, gostou da arte e ninguém da equipe de criação ousou contrariá-lo. E, das personalidades que aprovaram o desenho, apenas uma delas (que, se não é o chefe ou amigo dele, assinou sem ler) é autoridade no assunto (design).
Havia um objeto em minha casa que me lembrou a logo, assim que a vi: um suporte de palha em que minha mãe penteava suas perucas (ela usou enquanto pôde e precisou, antes de partir deste plano físico).
Uma espécie de manequim, mas só com a cabeça.

..................

Aproveitando a viagem, encontrei uma página com comentários hilários sobre a logomarca anterior, a da candidatura à mesma Copa.
Imperdível!

http://ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=28319

.................................................................................

Comentando os comentários:

Talvez ela seja uma referência à quantidade de lances decisivos em que a mão é utilizada, nas copas: Maradona em 86; Henry, nas eliminatórias para 2010, despachando a Irlanda e classificando sua França (só para fazer fiasco depois); e Luis Fabiano e o uruguaio Suárez, nesta mesma Copa. Excetuando-se a Argentina, o crime não compensou para nenhum deles.

Quanto ao Chico Xavier, também achei parecido, quando se alteram as cores; e quanto a Matisse, se não for plágio, é inspiração não creditada.

São interpretações e inspirações demais para um único símbolo. Creio que isso o afaste bastante da idéia que pretende(ria) transmitir. Para mim, é trabalho muito amador, mas com status de profissional.

2 comentários:

  1. Pois é, eu ia justamente falar do Chico, ri muito disso. E a Daniela Name (http://daniname.wordpress.com/) ainda afirma que é plágio de Matisse!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Edu. Mais já imaginou se faltasse o ddo mindinho? Nem o polvo alemão aguentaria! Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.