27 de out. de 2012

Sobre sucesso e inveja

"Sucesso é uma percepção positiva resultante do próprio agir. Originalmente designou somente a conseqüência geral, ou efeito de um agir."
(http://pt.wikiquote.org/wiki/Sucesso)

"Ter êxito em alguma coisa; ter um resultado feliz em algo; conseguir chegar ao fim de uma empreitada."
(http://www.dicionarioinformal.com.br/sucesso/)

Tem muita gente que se incomoda com o sucesso alheio, sem nem mesmo refletir porque o outro faz sucesso e ele não. De acordo com as definições acima, este sucesso pode ser de qualquer tipo, em qualquer área ou momento da vida.
Sendo uma forma de status social, o sucesso pode ser facilmente reduzido à fama conquistada por uma celebridade, e, no seu sentido mais amplo, não exclui as conquistas obtidas a qualquer custo, por meios ilícitos. É confundido, frequentemente, com aquelas conquistas obtidas apenas em benefício próprio, mas também refere-se aquelas cujo benefício serve a um grupo de indivíduos, ou a toda uma sociedade.

O sucesso de um indivíduo ou de um grupo costuma atrair a inveja alheia.

"...uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja)

"Ficar desejando as coisas dos outros e não fazer força nenhuma pra conseguir naturalmente e por merecimento." (http://www.dicionarioinformal.com.br/inveja/)

Se a pessoa que sofre de inveja buscar usar seu interesse, tempo e energia no planejamento e produção do próprio sucesso ou, o que seria melhor ainda, do sucesso de algo que resultasse em benefício de muitos, (dela própria, inclusive), poderá desfrutar dos resultados e do mesmo prazer de que desfrutam aqueles indivíduos que obtiveram sucesso. E, mantido este foco, abandonando a idéia e os esforços - inúteis e desgastantes - de não realizar e não querer que ninguém também realize (mesmo que ele, o invejoso,  esteja entre os beneficiários), o indivíduo estará tão atento a si mesmo que poderá até mesmo evitar ser manipulado por alguma outra pessoa mais ardilosa, que dele poderia se utilizar para objetivos pessoais e escusos.

Imagem www.sxc.hu/photo/1004641


Um comentário:

  1. Sucesso, como o conhecemos neste pedaço de Universo, mais vezes serve de esconderijo do que propriamente de regozijo...

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.