3 de jan. de 2012

Polícia para quem precisa!

Entre uma "zapeada" e outra, eis que encontro na TV ALERJ um debate cujo tema abordado é a situação atual da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Confesso que receei comentar este assunto aqui, já que não tenho nem desejo ter intimidade com 'coisas' políciais, e acho que, de um modo geral, a população pensa da mesma forma. Muito dessa reserva se deve à desinformação, e isso é responsabilidade de cada um: é preciso saber ouvir, para poder entender e fazer algum juízo dedeterminado assunto ou pessoa. A maioria do nosso povo não está acostumado a ouvir aqueles que estão dentro de uma determinada situação, mas acredita em tudo aquilo que se diga destes últimos, por exemplo, na imprensa. Só que, como eu já disse em alguma postagem anterior, a imprensa é feita por gente, e também é dirigida por gente, daí ela PODE ser tendenciosa conforme os interesses destas pessoas, geralmente o poder e/ou o dinheiro.
Dessa forma, por exemplo, embora todos sejamos obrigados a votar nas eleições, poucos gostam de falar sobre política, partindo do princípio que todos os políticos são desonestos, aproveitadores do dinheiro e das boas intenções da sociedade, mas candidatos ruins são eleitos aos montes. A falta de informação leva ao desinteresse, que leva novamente à falta de informação, que resulta num voto inconsciente: muitos candidatos são eleitos por qualquer motivo, menos pelo que realmente interessa: seu histórico ou seu potencial na vida pública.
Pois bem, não mudei de assunto. O que eu sabia da polícia é o que todo mundo sabe, mas não gosta de comentar. Sem entrar nestes detalhes, voltemos ao programa da TV ALERJ para dizer que, agora um pouco mais informado por uma imprensa alternativa às grandes empresas de mídia, consigo entender como anda a situação da Polícia Civil no nosso Estado que, se não realiza mais ou não é (mais) eficiente, isso acontece por uma série de motivos, menos pela falta de vontade da maioria de seus agentes. Um desses motivos é que o salário deles é o pior de todos os estados do País, o que também acarreta na evasão na instituição. Quer saber outros motivos? Informe-se!

"TV ALERJ (debate): Situação da Polícia Civil no Rio de Janeiro" Rio News
"Policiais Civis do Rio de Janeiro pedem valorização da profissão no Estado" SINDPOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.