15 de out. de 2009

Meus Mestres

A primeira sensação que vivenciei relativa à escola não foi agradável. Lembro-me de, ao retornar à minha casa, ser recebido com alegria por minha mãe, mas um tanto ressentido por ter sido levado e deixado por algumas horas num lugar estranho, com um monte de estranhos - Sim, nunca havia visto a professora nem as outras crianças; estranhos, portanto.

Com o tempo, cresci; e tive a oportunidade de aprender muita coisa com um monte de gente, simpática ou não, dedicada ou não, estranha ou não. Mas o que é o aprendizado senão isso? A gente só cresce, aprende e apreende com as experiências vividas, e é impossível fazer isso sozinho ou somente com quem a gente gosta e/ou admira. Hoje sei que professores são gente como a gente, que detém alguns conhecimentos a mais que nós, mas que também estão no seu processo de crescimento na vida, e isso não acontece somente nos bancos das instituições de ensino, na educação formal.

Escrevendo este texto, lembrei de muita gente que me ensinou e ainda ensina lições importantes (mesmo sem serem profissionais da educação!).

Porém, como hoje é o dia dos mestres, reverencio especialmente alguns professores, que hora me lembro, e por quem tive/tenho grande apreço e respeito (Que os demais não se sintam injustiçados):

"Tia" Ana Maria Orofino - E.M. Eunice Weaver, anos 70 (Ensino Básico)
Regina (Diretora), Elza (História), Wilza (Português), Gerson (Ed. Física), Ricardo (PQI) - C.E. Brigadeiro Schorcht, anos 80 (Ensino Médio)
Carlos - Liceu de Artes e Ofícios (Desenho Publicitário)
Edyr (Sociologia), Ariosvaldo (História da Comunicação) - UVA, anos 90 (Comunicação)
Amaro, Izabel Romero, Jorge Cruz, Lília, Paulo Ribeiro, Zuzarte - UGF anos 90 (Comunicação)

Obrigado por ajudarem a me tornar uma pessoa e um profissional melhor.

E que o maior Mestre de todos continue ajudando a todos nós em nossa caminhada evolutiva.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta,que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.