5 de jul. de 2011

World War II: The Invasion of Poland and the Winter War

Recebi o link de um amigo, e compartilho aqui. Preferi manter o título "ín ínglichi" para deixar mais fiel o assunto.

http://www.theatlantic.com/infocus/2011/06/world-war-ii-the-invasion-of-poland-and-the-winter-war/100094/


Fiquei impressionado com muito do que vi; belas images, mas algumas bem fortes.

Impossível - para mim - olhar as fotos e não sentir nada... amei a 22 e a 41, que refletem - e nos convidam - a diferentes emoções.
Quem fez os registros talvez não tenha tido, naquele momento, noção da dimensão de como estas imagens ecoariam pelo tempo e das reações que provocariam, tanto tempo depois.
O garoto desolado em meio aos escombros... Impressionante. Poderia ser cena de qualquer filme de guerra, mas infelizmente foi realidade - e ainda é, na vida de muita gente.

É meio paradoxal, sei lá... Imagens lindas mas tristes, importantes mas 'dispensáveis', realistas mas surreais. Por um lado, sinto um pesar por esse mal que os serem humanos fazem a si próprios; mas, por outro lado, me sinto bem por não encarar insensivelmente qualquer forma de violência e suas mais diferentes justificativas.

3 comentários:

  1. As fotos são impressionantes! E mostram de uma forma quase poética todo o horror que nós seres humanos somos capazes de causar. As que mais me impressionaram foram a 19 (corpos de homens e mulheres enfileirados e saqueados) e a 22 (uma criança com o olhar de uma pessoa velha, cansada e desiludida).

    ResponderExcluir
  2. Ju, você consegui dizer resumidamente o que eu não consegui com tantas palavras: "...mostram de uma forma quase poética todo o horror que nós seres humanos somos capazes de causar."
    Impressionante, também, a imagem do corpo congelado de um soldado.

    'Bem', já dei uma olhada nos outros álbuns. Vou acompanhar a série.

    Aqueles que presenciaram mais de perto os efeitos desta guerra, provavelmente gostariam de esquecer estas cenas, e muitos dos que nem passaram perto do sofrimento não gostariam de vê-las. Mesmo correndo o risco de realimentar o ódio em alguns indivíduos, estas imagens servem, antes, à reflexão do que desejamos para nós, indivíduos, nação ou planeta, e de que não conseguiremos o mundo melhor que queremos à custa de tanta maorte e destruição.
    Utopia minha? Tomara que não.

    ResponderExcluir
  3. Gente,só vi essas fotos hje,impressionantes..trazem sentimentos dificeis de definir..o q é tudo aquilo?Algumas sao inacreditaveis,triste saber q chegamos a este ponto e com certeza se víssemos fotos de outras guerras ficariamos igualmente estarrecidos...muito importante esse registro para que possa trazer a reflexão,pelo menos.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.