7 de ago de 2009

O AA e o SAMU

Recebi a mensagem abaixo (não sei se o pessoal do SAMU está sabendo)*, a idéia é muito boa e oportuna, inclusive para os Bombeiros. Quem a criou e expôs merece um bom prêmio. Eu já havia imaginado a situação, mas não como resolvê-la.

(*) Hoje (19/04/2010) ficaram sabendo! Leia o comentário do Ministério da Saúde - sim, eles viram meu blog! - logo após a postagem. E ainda há um link para esclarecimentos. Não perca a chance de esclarecimento. Aproveito e destaco, em negrito azul, pontos importantes do que já estava escrito antes, tanto na mensagem original (entre aspas), quanto na minha análise.

"As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado. Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NÚMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência.
Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Fulano' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos, e Fulano, o nome da pessoa a ser comunicada). É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda."

Poréns:
1) Se os quimicamente dependentes já utilizam isto para chamar o AA (Alcoólicos Anônimos);
2) Se um cidadão que está acudindo o dono do celular resolver avisar outro serviço de socorro, pode gerar uma confusão de competências, como vimos recentemente na imprensa, entre SAMU e Bombeiros, e o acidentado não resistir à espera de quem irá ou não atendê-lo;
3) Os trotes de péssimo gosto, claro. Se seu telefone acabar de ter sido roubado, furtado ou perdido, ou se algum "amigo" seu aproveitar-se do seu descuido, o número do AA pode ser utilizado para brincar de matar alguém de susto;
4) O e-mail "original" pede para que se repasse a mensagem para outras pessoas. Se você receber algum, e for repassar, envie para uma só pessoa no campo "Para" e, para as demais, use o campo "CCO", prevenindo a disseminação de spams e outras pragas. Meus amigos que não fazem isso me perdoem, mas eu detesto receber msgs com o endereço de zilhões de pessoas antes da msg propriamente dita. Fora o fato que zilhões de pessoas também estão vendo meu endereço de e-mail.

3 comentários:

  1. Prezado Blogueiro,

    Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde de que as pessoas disponibilizem em seus aparelhos celulares contatos de pessoas ou parentes que devam ser acionadas em caso de emergência.

    A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.

    Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.

    O SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona 24 horas por dia. Basta ligar para 192 e a ligação é gratuita.

    Conheça mais sobre o serviço aqui: http://bit.ly/99hETM

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  2. NEGRITO AZUL é AWSOME!!!
    Seria igual a AZULITO NEGRO???

    ResponderExcluir
  3. Cara Claudette, obrigado por sua visita e participação.
    Realmente, negrito azul soou estranho, e mesmo que eu pussesse um conectivo entre estas palavras, continuaria "awEsome". Mas me abstive de escrever o que considero mais adequado - BOLD, em vez de negrito - para facilitar o entendimento dos leigos em tipografia.
    Mais importante que a forma é o conteúdo da mensagem: se você gostou e/ou lhe foi útil, fico satisfeito!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.