7 de ago. de 2009

O AA e o SAMU

Recebi a mensagem abaixo (não sei se o pessoal do SAMU está sabendo)*, a idéia é muito boa e oportuna, inclusive para os Bombeiros. Quem a criou e expôs merece um bom prêmio. Eu já havia imaginado a situação, mas não como resolvê-la.

(*) Hoje (19/04/2010) ficaram sabendo! Leia o comentário do Ministério da Saúde - sim, eles viram meu blog! - logo após a postagem. E ainda há um link para esclarecimentos. Não perca a chance de esclarecimento. Aproveito e destaco, em negrito azul, pontos importantes do que já estava escrito antes, tanto na mensagem original (entre aspas), quanto na minha análise.

"As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado. Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NÚMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência.
Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Fulano' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos, e Fulano, o nome da pessoa a ser comunicada). É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda."

Poréns:
1) Se os quimicamente dependentes já utilizam isto para chamar o AA (Alcoólicos Anônimos);
2) Se um cidadão que está acudindo o dono do celular resolver avisar outro serviço de socorro, pode gerar uma confusão de competências, como vimos recentemente na imprensa, entre SAMU e Bombeiros, e o acidentado não resistir à espera de quem irá ou não atendê-lo;
3) Os trotes de péssimo gosto, claro. Se seu telefone acabar de ter sido roubado, furtado ou perdido, ou se algum "amigo" seu aproveitar-se do seu descuido, o número do AA pode ser utilizado para brincar de matar alguém de susto;
4) O e-mail "original" pede para que se repasse a mensagem para outras pessoas. Se você receber algum, e for repassar, envie para uma só pessoa no campo "Para" e, para as demais, use o campo "CCO", prevenindo a disseminação de spams e outras pragas. Meus amigos que não fazem isso me perdoem, mas eu detesto receber msgs com o endereço de zilhões de pessoas antes da msg propriamente dita. Fora o fato que zilhões de pessoas também estão vendo meu endereço de e-mail.

2 comentários:

  1. NEGRITO AZUL é AWSOME!!!
    Seria igual a AZULITO NEGRO???

    ResponderExcluir
  2. Cara Claudette, obrigado por sua visita e participação.
    Realmente, negrito azul soou estranho, e mesmo que eu pussesse um conectivo entre estas palavras, continuaria "awEsome". Mas me abstive de escrever o que considero mais adequado - BOLD, em vez de negrito - para facilitar o entendimento dos leigos em tipografia.
    Mais importante que a forma é o conteúdo da mensagem: se você gostou e/ou lhe foi útil, fico satisfeito!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.