6 de ago. de 2009

Tá precisando de sangue?

Tomara que não. Mas já parou pra pensar que tem muita gente precisando, e que os bancos de sangue andam com dificuldade para atender tantos pedidos?
Não estou precisando, felizmente; mas imagino se isso acontecesse e não houvesse sangue disponível para mim. Não, melhor não imaginar...

Tirando aqueles que realmente não se importam com o semelhante (tenho certeza de que você não faz parte deste grupo!), justificativas não faltam para aqueles outros que PODEM ser doadores, mas não o fazem.

Há dois casos em minha família - um por cirurgia e outro por tratamento - necessitando de sangue. Parte da família já se mobilizou e fez/faz as doações necessárias e possíveis. Ok, pode-se dizer que minha família é grande; mas como ficam aqueles desprovidos de uma grande família ou de amigos, se os estoques dos bancos de sangue e dos hospitais - que vivem suplicando por doações - estão em baixa? Suplicam, "somente" para que ninguém - nós, incluídos - deixe de receber sangue, caso precise.

Creio que a pouca oferta de doadores se deve mais à falta de informação que de interesse. Sendo este o caso, vai uma pequena contribuição: http://www.hemorio.rj.gov.br/

Então, se você PODE ser doador, mas ainda não é, qual a sua justificativa?

2 comentários:

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.