9 de out. de 2010

Toda a verdade sobre a regulamentação na internet

Antes que digam que sou Lulista, Petista, Dilmista ou coisa parecida, sou apenas a favor de oportunidades iguais para todos (e isso inclui os bem mais pobres que eu); coincidentemente, os governos anteriores ao atual prometeram muito, mas fizeram muito pouco neste sentido.

Provavelmente, você foi atraído pelo título da postagem. Eu o manipulei. Poderia te-lo escrito sem as palavras "Toda" e "verdade", mas perderia a ênfase que eu queria dar ao assunto, e ninguém viria até aqui para ler este texto. A mídia faz isso com a gente o tempo todo, mas a maioria das pessoas nem percebe o que, ou como, está sendo informado.

Fui atraído para uma charge (em 09/10/10), em um grande portal, intitulada "Regulamentação na web". Para ver a charge, tinha que entrar na página; cliquei e deparei-me com o conteúdo a seguir:

“Governo estrutura a regulamentação da net”

A charge, sob este título, mostra o presidente Lula apresentando o que seria a "versão Beta" da tal regulamentação: uma marreta. Acho que não preciso comentar o significado.

Ou o cartunista está mal informado sobre o assunto, ou está a serviço da manipulação da verdade; sendo esta segunda opção, resta saber se o grande portal onde publica suas charges compactua com este pensamento ou não (e isto seria, do mesmo modo, falta de informação de seus editores/proprietários).
Para entender como pensa realmente o governo (Lula) é necessário que se leia ou ouça (e não apenas "Veja") o que ele diz.
É fácil encontrar na web – é só buscar/pesquisar - notícias sobre o assunto; leiam e tirem suas próprias conclusões, não com imparcialidade*, mas com alguma isenção.
O portal Terra Brasil de 23 setembro (2010) tem uma entrevista com Lula, onde ele explica esta questão, para quem quiser entender; e ela não se restringe à Internet, mas abrange a mídia de uma forma geral. Alguns trechos:

"Se existir uma idéia, ela será discutida pelo próximo governo. Pelos próximos governos. Ela será decidida pelo Congresso Nacional , porque é impossível você imaginar fazer uma coisa que discuta comunicação se você não passar pelo Congresso."
"No Brasil, a imprensa deveria assumir categoricamente que ela tem um candidato e tem um partido. Seria mais simples, seria mais fácil. O que não dá é para as pessoas ficarem vendendo uma neutralidade disfarçada".

(o grifo foi por minha conta; pagamos por informações que podem não ser confiáveis)

“Agora, a verdade é que nós temos nove ou dez famílias que dominam toda a comunicação desse País. A verdade é essa. A verdade é que você viaja pelo Brasil e você tem duas ou três famílias que são donas dos canais de televisão. E os mesmos são donos das rádios e os mesmos são donos dos jornais...”

“... muita gente não gostou quando, no governo, nós pegamos o dinheiro da publicidade e dividimos para o Brasil inteiro. Hoje, o jornalzinho do interior recebe uma parcela da publicidade do governo. Nós fazemos propaganda regional e a televisão regional recebe um pouco de dinheiro do governo. Quando nós distribuímos o dinheiro da cultura, por que só o eixo Rio-São Paulo e não Roraima, e não o Amazonas, e não o Pernambuco, e não o Ceará receber um pouquinho? Então, os homens da Casa Grande não gostam que isso aconteça.”

O recado está dado.

(*) Heródoto Barbeiro, em entrevista à MTV, disse que não é um jornalista imparcial, já que todo mundo tem suas preferências políticas, futebolísticas etc.; mas que procura fazer seu trabalho com a isenção necessária.

7 comentários:

  1. Gostei do seu comentário .mais o que você acha do PNDH3 ?

    ResponderExcluir
  2. Você, pra varia, petista está sempre mal informado! A internet é uma coisa relativamente nova no Brasil, mas nem por isso deixa de ser a mais cara do planeta - ao invés de ficar controlando o que vemos na internet, esse "presidente" deveria estar pensando em como deixa-la mais barata, já que tempo pra isso ele teve.

    ResponderExcluir
  3. Os ânimos se acirraram! Se esta energia desafiadora fosse canalizada para trabalhar pelo bem geral, este realmente seria um país melhor. Aliás, isso foi feito pelos "comunistas" e "terroristas" na época da ditadura e, queiramos ou não, tornou possível termos aqui esta "conversa", nos dias de hoje.
    A defesa ferrenha por um ou outro candidato, quando se falta até mesmo com o respeito por outro ser humano, é própria de quem teme perder as regalias conquistadas com o sacrifício alheio, coisa de quem não discute idéias, e é capaz de cometer as maiores atrocidades para impor sua opinião. E o pior é que briga em nome de alguém que lhe "arranca o couro".ballywas

    ResponderExcluir
  4. Boboy: Que bom que gostou do comentário. Não opinarei quanto ao PNDH3 apenas por desconhecimento da matéria. Que tal vc resumir para nós? Aí, SE o tema me interessar, posso pesquisar um pouco mais e compartilhar minhas impressões neste espaço. Meu tempo é curto para dedicar ao blog (que é somente um hobby), e só escrevo aqui o que realmente tenho vontade,ok?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo: Tdos nós somos mal informados em alguma coisa, principalmente quando só conseguimos enxergar aquilo que nos interessa.
    Novidades de mercado, em qualquer área, sempre custam mais caro. Obviamente, isso não justifica os abusos tarifários que são cometidos pelas empresas de telecomunicações (as que foram privatizadas a preço de banana, inclusive), que nunca foram acompanhadas "de perto" por governo algum.
    Este controle, da forma como você se refere, não existe nem em meu texto, nem na proposta do governo.
    E se tivesse realmente lido meu texto, não me chamaria de petista, rótulo que descarto logo no início de minhas palavras. Sugiro que releia. Ou, melhor, procure algum blog que defenda o Serra. Quem deseja apregoar suas próprias qualidades, desperdiça tempo ao ficar exibindo os defeitos alheios.

    ResponderExcluir
  6. Salomão, do alto de sua sabedoria (acho que não usa este nome à toa, não é?), você não percebe que tem um monte de blogs e jornais pró Serra (ou contra Dilma ou Lula) DOIDOS pela sua importante participação e estulta opinião? E você vem perder seu tempo justamente aqui? Não mereço tanto!

    ResponderExcluir
  7. Por que alguém, em sã consciência política, trocaria um PSDB por um PT, ou um PT por um PSDB? Tentar convencer alguém disso é pura perda de tempo, meus caros.
    Tá, digamos que ambos queiram um país melhor para os brasileiros, mas os caminhos para isso são quase que opostos.
    E eles (os políticos de quaisquer partidos)não valem toda essa discussão apaixonada!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.