3 de jan. de 2008

Novo Palmares

Falei na postagem anterior (Meu Natal 1) sobre uma comunidade carente em Vargem Pequena. Logicamente, acho que eles precisam e merecem mais do que uma pequena ajuda no Natal, e fiz algum movimento neste sentido, há um tempo atrás. Transcrevo a seguir meus contatos com a Ouvidoria da Prefeitura.

“Existe uma comunidade em Vargem Pequena, chamada Novo (ou Nova) Palmares, que com o passar dos anos -pude acompanhar- foi crescendo e hoje encontra-se praticamente urbanizada, com uma melhoria da condição de vida de seus habitantes.

Próxima a esta, separada apenas por um canal (ou valão), há uma outra comunidade bem pequena, com cerca de 30 barracos, nos fundos de um luxuoso condomínio. Faço parte de um grupo que distribui brinquedos e alimentos no Natal para esta pequena comunidade, há alguns, e noto claramente que eles ainda não recebem ou receberam a devida atenção do poder público, pois as condições de vida no local são precárias. Há trechos em que é preciso caminhar sobre pedras e tábuas, por causa da água suja do "canal", para chegar às casas.

Assim, pergunto se eles não podem ser removidos para um local mais adequado e de acordo com suas necessidades, ou se, na impossibilidade da remoção, o local atual não poderia receber algum tipo de urbanização que melhorasse as condições de vida daquela gente, que merece e precisa bem mais do que a doação esporádica de alimentos e brinquedos.”

Resposta:

"A Gerência do Programa Favela Bairro informou q a comunidade citada foi cadastrada para avaliação."

Um ano depois, ao constatar que nada mudou, escrevi:

“Faz um ano que enviei a solicitação de Número: X, que foi encaminhada à Gerência do Programa Favela Bairro (...). Decorridos pouco mais de 365 dias, constatamos que não houve qualquer alteração para melhor no quadro anterior. O que impede ações neste sentido?”

1ª Resposta, em 22/01/2007:

“Sua reclamação foi encaminhada à Gerência do Programa Favela Bairro para conhecimento e resposta. Breve retornaremos.”

2ª Resposta, em 2 24/01/2007:

“A Gerência do Programa Favela Bairro informou que até o momento não há qualquer alteração. A comunidade encontra-se cadastrada para avaliação, ainda sem previsão de data.”

Janeiro de 2008... Continuo (me) perguntando: O que impede ações neste sentido?

Obviamente, o alimento dos políticos e de seus beneficiados é a miséria. Sem ela, eles não se sustentam. Por estas e outras, mantenho meu voto. Adivinhe qual é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Concordando ou não com ele, provavelmente nos será útil, de alguma forma.