Você está vendo um filme ou série de que gosta na TV, e no meio de uma cena, em menos de 1 segundo, aparece uma mensagem qualquer que não tem absolutamente nada a ver com a história. No caso, a mensagem é a estréia de um dos programas daquela emissora.
- E daí? Nada de mais. Eles precisam vender o peixe deles, e eu não vou comprar o tal peixe só por causa disso.
- Mas vc não se incomoda com o fato daquele "corpo estranho" invadir sua tela repentinamente, sumindo logo depois?
- Ah, nem dá pra perceber direito, é tão rápido. Além disso, tem muitos produtos sendo anunciados dentro dos programas e filmes, e nem por isso as pessoas os consomem.
- Bem então, pra começar, você nem faz idéia de como a publicidade funciona. A função dela é fazer com que, na hora de consumir, você se lembre de determinado produto. E geralmente, este processo não acontece da noite para o dia, leva um bom tempo.
- Balela! Não compro nada que eu não queira.
- Então tá... Mas qual é mesmo o refrigerante ou a cerveja que você bebe? É diferente de algum daqueles que você mais vê nos anúncios?
- ...
- E, pra terminar, você sabe a diferença entre o que chamam de"merchandising" e propaganda ou mensagem subliminar?
- Não. Qual é?
- O termo "merchandising", em linhas gerais, é uma propaganda inserida em um determinado programa de TV, em cenas de filmes e novelas, mas que fazem parte do contexto, de uma forma aceitável pelo espectador.
Já a mensagem subliminar, além de não fazer parte do contexto da obra ou programa, é inserida dissimuladamente, para não ser percebida a nível consciente pelo espectador; é uma violência, já que a propaganda é empurrada sem que as pessoas se deem conta disso; ainda que o código de ética publicitária não tenha uma posição muito clara a respeito, o Código de Defesa do Consumidor condena anúncios disfarçados, e os que deles se utilizam podem ser punidos.
- Ah, mas o anúncio deles dá para ser percebido, muita gente vê. Seria subliminar, mesmo assim?
- Legalmente, não sei. Mas não é ético... e acho desagradável. Mas o que podemos fazer a não ser deixar de assistir programas de uma emissora que abusa do espectador e deixar que a defesa do consumidor e o CONAR façam a sua parte?
...
(Normalmente não menciono marcas explicitamente, já que não ganho pra isso ou que poderia ser acusado de difamação, mas não tinha como falar do assunto sem citar a emissora do "homem do baú")
Fontes/mais sobre o assunto:
http://www.em6.com.br/sbt-usa-tipo-propaganda-proibida-sua-programacao
http://www.gizmodo.com.br/o-marketing-de-guerrilha-do-sbt-causa-um-misto-de-alegria-e-pena/
http://www.conar.org.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mensagem_subliminar
http://novosdireitos.wordpress.com/2008/03/24/a-publicidade-subliminar-em-face-do-codigo-de-defesa-do-consumidor/
É REALMENTE MUITO, MUITO, MUITOOO DESAGRADÁVEL ASSISTIR AO SBT....POIS ME VEM ESSA IDÉIA..."LÁ VOU EU ASSISTIR UM PROGRAMA OU FILME ATÉ QUE LEGAL, MAS CHEIO DAQUELAS IMAGENS DE JEQUITI....AFF
ResponderExcluirTANTO IRRITA QUANTO ASSUSTA...NO MEIO DO NADA.....UMA FOTO DE UM PERFUME APARECENDO NO MEIO DE UMA CENA DAQUELE SERIADO...CORTANDO TODO O CONTEXTO....PUTZ....MTO SEM NOÇÃO.
NÃO TEM NADA QUE DETERMINE SE ISSO É PERMITIDO?
NADA QUE DEFENDA O CONSUMIDOR?
É MESMO UMA CHATICE.
MANOEL PESANE